Pode parecer difícil de acreditar, mas algumas pessoas dificultam e prejudicam o seu PRÓPRIO sucesso na vida. Isso mesmo! Elas se autossabotam..
Você já parou para pensar que talvez você (você mesmo!) não tenha até hoje conseguido chegar onde quer chegar na vida, pois vive se autossabotando?.
Mas para conseguir detectar se isso ocorre em sua vida ou não, primeiramente você precisa saber:
O que é autossabotagem?
Autossabotagem é o nome dado ao comportamento (consciente ou inconsciente) de colocar obstáculos naquelas tarefas importantes que você sabe que precisa realizar, que lhe farão bem, e que te farão atingir seus objetivos..
Logo, você sabe que tem que fazer essas atividades, mas cria empecilhos para iniciá-las ou continuá-las e consequentemente, não desfruta dos resultados benéficos que poderia ter se as realizassem..
Autossabotagem é também uma combinação de sentimentos e pensamentos negativos, acompanhados de comportamentos autodestrutivos..
É também quando você não se julga merecedor de coisas boas, fazendo com que esteja constantemente se punindo e nunca alcançando aquilo que deseja.
Como saber se estou me autossabotando?
Você está se autossabotando, se frequentemente:
1 - Acredita que não é merecedor de coisas boas e nunca reconhece as suas próprias conquistas.
Sempre que você atinge um objetivo ou uma conquista (o que deveria ser um motivo de alegria e de realização pessoal), você encara aquilo como algo que não merece ou como algo que é muito bom para ser verdade para você.
2 - Tende a sempre focar no que falta e nunca no que já é bom
Apesar do fato de que todos nós estamos constantemente em busca de nos
aperfeiçoarmos, seja no âmbito familiar, pessoal e profissional, a pessoa autossabotadora, nunca consegue visualizar o
progresso que está tendo.
Ela só foca no que ainda não foi feito, no que não
está perfeito e no que está errado. Ignorando assim tudo que deu certo.
3 - Possui uma constante necessidade de receber aprovação dos outros
Se você se autossabota, você sente necessidade de constantemente falar aos outros sobre seus objetivos, projetos e conquistas, com o intuito de receber a confirmação e aprovação dos outros.
É como se precisasse que os outros te dissessem que você está certo, no caminho certo, e saber que está agindo da forma que os outros aprovam.
Porém, agindo assim, a pessoa autossabotadora coloca a sua autoestima na mira do julgamento de outras pessoas e vive sempre esperando aquele famoso "tapinha nas costas" de aprovação, e quando não o recebe, frustra-se e desiste de tudo.
4 - Tem um constante complexo de inferioridade e uma grande necessidade de se comparar aos outros
Você acaba achando que não é tão bom nem tão capaz quanto os outros.
E isso acaba refletindo em falta de compromisso em realizar seus próprios objetivos pessoais e profissionais.
Se você olha para o sucesso dos outros, e pensa que nunca será capaz de fazer tão bom ou obter resultados sequer parecidos, acaba não fazendo NADA e obviamente não atinge sucesso, nem progresso algum.
Pois quem tem ação-zero, tem resultado-zero.
E ao se comparar com outras pessoas que estão realizando e alcançando o sucesso (em qualquer área que seja), a pessoa autossabotadora começa a desenvolver pensamentos de que “somente ela” não consegue.
5 - Tem um medo intenso de falhar
A falha faz parte de nossas vidas. (Aceita que dói menos!)
Todos nós cometeremos erros em nossa jornada. A única diferença é como cada um lida com esses erros e aprende com eles, para que não se tornem prejudiciais à saúde física e mental.
A pessoa que se autossabota, tem um medo extremo de falhar e devido a esse medo, ela nem mesmo começa a executar as tarefas necessárias para atingir o que deseja, por acreditar que não será capaz de realizá-las, e por acreditar também que mesmo que as realize, não obterá um bom resultado.
E pensa como os outros irão julgá-la como fracassada.
6 - Procrastina tudo
A procrastinação é um tipo de autossabotagem. A pessoa nunca faz o que tem que fazer e, obviamente nunca alcança o que quer alcançar, e tende a se sentir cada vez mais derrotada.
Isso torna-se um ciclo vicioso que é difícil (mas não impossível) de ser quebrado.
7 - Costuma dizer "sim" para tudo e todos
Dizer “sim” pra tudo e todos, especialmente quando quer dizer "não", pode sobrecarregar a sua saúde física e mental.
É uma forma de autossabotagem, pois você nunca se coloca em primeiro lugar.
É como se os problemas e necessidades dos outros fossem sempre mais importantes dos que os seus.
E você acaba estando sempre disponível e atento ao que os outros querem e precisam, e nunca pensa no que você quer e precisa.
8 - Costuma dizer aos outros que não precisa de ajuda, mesmo quando obviamente precisa
Não aceitar ajuda quando precisa ou não delegar funções, são formas de autossabotagem.
Seja por orgulho, ou medo dos outros te verem como fraco ou incapaz, ou por achar que os outros não serão capazes de te ajudar como você espera, você acaba não aceitando ajudas que seriam muito bem vindas ao seu sucesso e progresso.
9 - Vitimiza-se e frequentemente usa frases como: “Tudo de ruim acontece comigo” ou "Todos conseguem, menos eu"
O vitimismo destrói a vida de qualquer pessoa, e a impede de prosperar em qualquer área.
A pessoa vitimista se sente uma pobre coitada, uma injustiçada, que carrega remorsos e rancores pelos constantes sofrimentos que a vida lhe impõe.
Ouvimos tanto as frases do tipo: "Nunca desista!", "Persista!", "Faça até dar certo", que as vezes nos autossabotamos, tentando fazer valer o valor dessas frases, e não arredamos pé daquilo que nem chão mais tem.
É preciso encarar aquela desistência como algo positivo, se for para o seu próprio bem e para o bem de outros ao seu redor.
Procure ver apenas como um "recalculando rota".
Pense assim: "Estou mudando a rota, mas continuo seguindo em frente."
Como superar a autossabotagem
Se você percebeu que tem atitudes de uma pessoa autossabotadora, saiba que é possível sim se livrar disso, porém, precisa estar ciente de que essa libertação não ocorrerá de uma hora para outra.
Isso porque a autossabotagem frequentemente está muito enraizada em nossa mente. É algo que foi sendo construído desde a infância, baseado em muitos anos de pensamentos negativos, atos negativos e traumas.
Então para começar a sair desse estado de autossabotagem, você precisa primeiramente mudar a sua perspectiva em relação à sua realidade.
Passos para se libertar da autossabotagem
1. Reconheça que você está se autossabotando
Pare de viver em negação e procure verificar situações em sua vida que você se autossabotou ou que ainda se autossabota.
Anote tudo em um papel. Mas tome cuidado para que durante suas anotações, você não fique se culpando e nem remoendo as coisas. O intuito aqui é fazer com que você identifique as situações que te conduziram ou te conduzem aos braços da autossabotagem.
2. Encontre os padrões que se repetem
Após ter anotado todas as situações em sua vida, nas quais você percebeu que se autossabotou, procure relembrar e identificar os padrões que se repetiram.
Por exemplo:
Imagine que toda vez que você decide iniciar um novo negócio, e começa a fazer um estudo da concorrência, percebe que eles estão muito à sua frente e pensa que jamais conseguirá se equiparar a eles.
Pensa que não vale nem tentar, pois não tem a mínima chance, ou inventa desculpas de que o mercado está super saturado e que seria perda do seu precioso tempo.
Tempos depois você encontra uma pessoa que começou aquele mesmo negócio naquela mesma época em que você cogitou a possibilidade.
E vê que a pessoa está se dando super bem, e que o negócio vai de vento em popa.
Daí você se entristece e pensa: "Puxa, eu deveria ter pelo menos tentado lá naquela época. Para compensar, vou tentar agora então."
Mas na semana seguinte, já desiste novamente, escondendo-se atrás de desculpas e o ciclo negativo não tem fim.
3. Trace metas e estratégias
Depois de perceber, anotar a analisar gatilhos e os padrões que te levam à autossabotagem, é hora de traçar metas e estratégias para que eles parem de se repetir em sua vida.
Quando os gatilhos são identificados, você pode se blindar contra eles.
Continuando a idéia do exemplo dado acima lá no Item 2, onde você sempre desiste antes mesmo de tentar iniciar um negócio, por achar que os outros são melhores ou que nunca conseguirá competir com eles:
Em uma próxima situação que isto acontecer, perceba imediatamente sua atitude autossabotadora.
E a partir daí, decida que você irá se permitir tentar, irá se permitir fracassar se for o caso.
Mas seja o que tiver que ser, decida que fará tudo que estiver ao seu alcance para que o seu negócio prospere e seja único, sem ficar comparando-o aos outros.
4. Trabalhe sua autoestima
Na maioria das vezes a autossabotagem está lincada a baixa autoestima.
E é por isso que é muito importante que você busque o autoconhecimento e aprenda a valorizar a sua pessoa, as suas atividades, o seu corpo, o seu jeito, a sua mente.
5. Faça terapia
Procure um terapeuta, um psicólogo para ajudá-lo nesse processo.
Uma dica de um site ou um remédio da farmácia, não conseguem substituir a ajuda e o cuidado personalizado que um profissional te dará.
Pois ele será capaz de adaptar o tratamento ideal para a sua situação, te ajudando a desconstruir crenças limitantes e identificar os seus objetivos.
Um profissional qualificado vai te ajudar também a alinhar quais comportamentos serão necessários para que você consiga atingir suas metas.
Te apresentamos aqui um apanhado geral sobre autossabotagem, e esperamos ter te ajudado a entender sobre o que ela é, como detectá-la e como iniciar o processo necessário para eliminá-la de sua vida.
Tenha sucesso e xô autossabotagem.
Para conhecer mais ainda sobre Autossabotagem, e sobre como eliminá-la totalmente da sua vida, o Portal de Dicas Online te indica o seguinte livro Campeão de Vendas.